“
O IRBR tem sua base na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, porém, assim como a água está em todo o planeta, se for preciso nós também estaremos. Nós atuamos nas universidades, nas escolas, nas comunidades e nas instituições públicas e privadas, sempre levando conhecimento sobre os recursos hídricos, apoiando o gerenciamento das águas, por meio de capacitação e mobilizando a sociedade para integra-la às políticas de águas e saneamento.
”
O IRBR foca sua atuação em quatro pilares principais de desenvolvimento:
pesquisa, educação, sustentabilidade e conservaçãoA partir da PESQUISA, garantimos que as informações sejam veiculadas de forma responsável e eficiente e sirvam como elementos guias para a conscientização social acerca dos problemas socioambientais. Nossa equipe conta com especialistas da área que buscam sempre acrescentar no discurso sobre a hidrogestão, com dados reais e relevantes, que possam ser aplicados na criação de propostas revolucionárias.
Com a EDUCAÇÃO, que aqui chamamos de hidroeducação, visamos criar nas novas gerações noções de ecologia e preservação. Com ações voltadas para crianças e adolescentes, além das desenvolvidas em parcerias com universidades, o IRBR intenta aprofundar a discussão, trazendo para a equação os agentes que podem se tornar os precursores de radicais mudanças no que tange à relação do ser humano com as águas.
A SUSTENTABILIDADE representa nosso objetivo de incentivar uma expansão urbana e demográfica mais consciente. Dessa forma, ampliamos nossas metas para além dos limites das instituições educacionais, chegando até o diálogo com as comunidades, dando voz aos cidadãos e buscando soluções que agreguem de modo real na vida das pessoas. As iniciativas sustentáveis são voltadas para a compreensão do espaço urbano como espaço social, cuja geração de valor parte de entidades públicas e privadas.
Por fim, nossa meta de CONSERVAÇÃO, demonstra o desejo de gerar novas perspectivas, com o intuito de impulsionar soluções criativas para o enfrentamento da degradação hídrica. Acima de tudo, a conservação refere-se ao entendimento das águas como patrimônio público limitado e direito social, que requer o envolvimento de todos para sua proteção e salvaguarda. É essencial, para esse propósito, que se enxerguem as consequências da ação humana e da crescente poluição de nossos rios, igarapés, lagos e lagoas.